sábado, 12 de novembro de 2011

Marcolino moura vai vira cidade logo logo.



O Deputado Estadual Waldenor Pereira (PT), defendeu hoje via Twitter a emancipação de diversos Distritos, dentre eles Marcolino Moura. Os outros Distritos defendidos pelo deputado estão Ibitiara, Quaraçu, Vila do Café, Tauape, Lucaia, Irundiaria, Sussuarana, Mutans e José Gonçalves.


Vale ressaltar que a Constituição de 1988 praticamente tornou inviável a criação de novos munícipios. Os que foram criados após essa data foram julgados inconstitucionais, a exemplo da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, que foi desmembrado de Barreiras.


Entretanto, após o julgamento do Supremo Tribunal Federal, o processo não foi revertido, visto o alto custo que tal medida acarretaria. A cidade de Luís Eduardo Magalhães é hoje uma das cidades que mais cresce no Brasil e com economia voltada para o agronegócio. Em 2000, ano de sua criação, possuía cerca de 20 mil habitantes, já no censo de 2010 a cidade já passava dos 60 mil habitantes, triplicando assim sua população.


Os opositores da idéia argumentam não haver arrecadação própria que justifique a criação dessa cidades e que elas dependeriam exclusivamente dos repasses constitucionais.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Depois de Rio de Contas, estabelecimentos comerciais de Jussiape e Marcolino Moura sofrem ação de bandidos



Foram registrados dois roubos a estabelecimentos comerciais em Jussiape, e outro em Marcolino Moura, distrito de Rio de Contas na madrugada desta quinta-feira (10). Tudo indica que os roubos tenham sido praticados e planejados pelo mesmo grupo. Há pouco mais de uma semana, Rio de Contas, município vizinho a Jussiape sofreu uma ação parecida.

Na ação dos criminosos a casa lotérica e o Supermercado São José, ambos localizados na Praça Rodrigo Alves Teixeira, em Jussiape, foram levados uma quantia ainda não divulgada de dinheiro. Segundo informações, todo o montante arrecadado de ontem somada a uma quantia de dinheiro foram levados pelos bandidos. O cadeado do supermercado teria sido serrado e deixado na porta do estabelecimento, podendo ser visto por quem transitava pela calçada hoje pela manhã.
                          
O estabelecimento roubado em Marcolino Moura pertence ao comerciante José Brito, e o valor do prejuízo causado não foi divulgado. Para alguns comerciantes de Jussiape, tal ocorrência é apenas mais um exemplo de como há um sentimento de insegurança entre os municípios da região.


Informações do site jussiup.com