máquinas ampliam o acesso dos agricultores às políticas de desenvolvimento.
A entrega de equipamentos pesados para a reforma de estradas vicinais e facilitar o trânsito de mercadorias e pessoas nas áreas rurais de 1,3 mil municípios de até 50 mil habitantes começa nesta terça-feira (13), por 126 prefeituras do Rio Grande do Sul. As 114 retroescavadeiras (algumas servirão a consórcios municipais) serão usadas na manutenção permanente das estradas vicinais.
A meta da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), segundo o Governo Federal, é entregar todos os equipamentos até março de 2012, como uma forma de fortalecer a agricultura familiar, que depende desses caminhos para escoar a produção. Nesta etapa, serão destinados R$ 270 milhões para a aquisição de 1.350 máquinas.
A seleção dos municípios ocorreu de acordo com a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e ter mais presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município. Os critérios também levaram em consideração uma distribuição equilibrada entre as regiões brasileiras.
Alguns municípios da região que foram contemplados: Rio de Contas, Riacho de Santana, Seabra, Oliveira dos Brejinhos, Brotas de Macaúbas, Matina, Novo Horizonte, Palmeiras e Serra do Ramalho. Clique aqui e veja a lista completa.

Informações: BLOG DO GLAUBER